icon

Cuidamos da segurança em nuvem da sua empresa!

Entre em contato e saiba como.

O que é Cloud Security

O quê é Cloud Security?

A segurança dos dados na nuvem torna-se cada vez mais importante à medida que movemos nossos dispositivos, data centers, processos de negócios e muito mais para a nuvem. Garantir a qualidade da segurança dos dados na nuvem é alcançado por meio de políticas de segurança abrangentes, uma cultura organizacional de segurança e soluções de segurança na nuvem.

A segurança na nuvem envolve os procedimentos e a tecnologia que protegem os ambientes de computação em nuvem contra ameaças internas e externas de segurança cibernética. A computação em nuvem, que é a entrega de serviços de tecnologia da informação pela Internet, tornou-se uma necessidade para empresas e governos que buscam acelerar a inovação e a colaboração. As práticas recomendadas de segurança e gerenciamento de segurança na nuvem projetadas para impedir o acesso não autorizado são necessárias para manter os dados e os aplicativos na nuvem protegidos contra ameaças de segurança cibernética atuais e emergentes.

 

Em sua essência, a segurança na nuvem é composta pelas seguintes categorias:

  • Segurança de dados.
  • Gerenciamento de identidade e acesso (IAM).
  • Governança (políticas de prevenção, detecção e mitigação de ameaças).
  • Planejamento de retenção de dados (DR) e continuidade de negócios (BC).
  • Conformidade legal.

 

Ferramentas de segurança na nuvem

Muitas das mesmas ferramentas usadas em ambientes locais devem ser usadas na nuvem, embora possam existir versões específicas da nuvem delas. Essas ferramentas e mecanismos incluem criptografia, IAM e logon único ( SSO ), prevenção de perda de dados (DLP), sistemas de prevenção e detecção de intrusão ( IPSes / IDSes ) e infraestrutura de chave pública ( PKI).

Algumas ferramentas específicas da nuvem incluem o seguinte:

  • Plataformas de proteções de carga de trabalho em nuvem (CWPPs): Um CWPP é um mecanismo de segurança projetado para proteger cargas de trabalho — por exemplo, VMs, aplicativos ou dados — de maneira consistente.
  • Agentes de segurança de acesso à nuvem ( CASBs ): Um CASB é uma ferramenta ou serviço que fica entre clientes de nuvem e serviços de nuvem para impor políticas de segurança e, como porteiro, adicionar uma camada de segurança.
  • Gerenciamento de postura de segurança em nuvem (CSPM): O CSPM é um grupo de produtos e serviços de segurança que monitoram questões de segurança e conformidade na nuvem e visam combater configurações incorretas na nuvem, entre outros recursos.

 

Riscos de segurança na nuvem

Quais são os problemas de segurança na computação em nuvem? Porque, se você não os conhece, como deve colocar as medidas adequadas em prática? Afinal, uma segurança de nuvem fraca pode expor usuários e provedores a todos os tipos de ameaças de segurança cibernética. Algumas ameaças comuns à segurança na nuvem incluem:

  • Riscos de infraestrutura baseada em nuvem, incluindo estruturas de TI herdadas incompatíveis e interrupções de serviço de armazenamento de dados de terceiros.
  • Ameaças internas devido a erro humano, como configuração incorreta dos controles de acesso do usuário.
  • Ameaças externas causadas quase exclusivamente por agentes mal-intencionados, como malware , phishing e ataques DDoS .

 

Categorias de computação em nuvem

A segurança na nuvem difere com base na categoria de computação em nuvem que está sendo usada. Existem quatro categorias principais de computação em nuvem:

  • Serviços de nuvem pública, operados por um provedor de nuvem pública: incluem software como serviço (SaaS), infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS).
  • Serviços de nuvem privada, operados por um provedor de nuvem pública: Esses serviços fornecem um ambiente de computação dedicado a um cliente, operado por terceiros.
  • Serviços de nuvem privada, operados por equipe interna: Esses serviços são uma evolução do data center tradicional, onde a equipe interna opera um ambiente virtual que eles controlam.
  • Serviços de nuvem híbrida: As configurações de computação em nuvem privada e pública podem ser combinadas, hospedando cargas de trabalho e dados com base em fatores de otimização, como custo, segurança, operações e acesso. A operação envolverá equipe interna e, opcionalmente, o provedor de nuvem pública.

 

Entre em contato conosco

Gostaria de saber mais sobre o Microsoft Defender for Cloud, implementar ou até mesmo realizar uma POC?

Clique AQUI e entre em contato com o nosso time comercial. Conheça a nossa parceira de treinamentos.